sexta-feira, 11 de novembro de 2011

"Chove nos campos de Cachoeira" em reedição especial e ampliada resgata obra de Dalcídio Jurandir


 
A primeira edição de Chove nos campos de Cachoeira foi publicada em 1940, depois que o romance ganhou o prêmio “Dom Casmurro” oferecido pela Editora Vecchi. A obra abriu caminho para que Dalcídio Jurandir se tornasse um dos mais importantes autores brasileiros do século XX. Reeditada em 1976 pela Editora Cátedra e esgotado desde então, a obra chega agora às mãos dos leitores do século XXI numa versão inédita, preparada a partir de anotações, correções e emendas feitas pelo próprio escritor.
Dalcídio Jurandir nasceu na Ilha de Marajó, Pará, em 1909. A Chove nos campos de Cachoeira  seguiram-se outros nove romances para formar uma série que ficou conhecida como “Extremo-Norte”. Em seus livros, o escritor construiu uma obra que revela o universo urbano e provinciano de uma região afastada dos grandes centros, ao mesmo tempo em que toca naquelas questões universais do ser humano que permeiam toda boa literatura. A atual versão de Chove nos campos de Cachoeira foi possível a partir de um exemplar da primeira edição localizado no acervo da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, que recebeu minucioso cotejo e preparação do texto realizado pela professora e pesquisadora Rosa Assis.  


                                                                             


Divulgação Cultural
(Clique na imagem para ampliar)
 



3 comentários:

  1. Caríssimo confrade Roberto,
    Obrigado pela postagem do nosso convite para a expo NIKITIKITIKERU, em homanagem aos 438 anos de Niterói. Esperamos vc lá!
    P.R.Cecchetti / Curador

    ResponderExcluir
  2. Prof, não é hoje que o senhor vai fazer a saudação ao tal acadêmico da Brsaileira de Letras Marcos Lucchesi?

    Que horas será?

    ResponderExcluir
  3. Roberto

    Obrigada por tudo que com tanta generosidade vc nos ensina.
    Bjs
    Belvedere

    ResponderExcluir