sábado, 23 de junho de 2012

Projeto "Livros que marcaram Niterói" ("Viagem literária através do Estado do Rio", de Luiz Antonio Barros)

 
 
Convicto do brocardo lobatiano segundo o qual “um país se faz com homens e livros”, tentei elencar, de memória, aqueles títulos que eu acreditava representar bem a cultura literária de Niterói. Consultando várias pessoas ligadas ao meio acadêmico de minha cidade, foi curioso o fato de minha lista coincidir com os títulos apontados por aqueles conhecedores de livros. Diante desta coincidência (ou deveria dizer “feliz serendipidade”), animei-me, sem maiores pretensões, a apresentar quinzenalmente alguns dos livros que teriam, de algum modo, marcado a cena literária niteroiense. Livros que trouxeram contribuições substanciais em alguma área, inovações, resgates, celebrações de datas festivas da cidade e que, até, ficaram conhecidos pelas polêmicas que causaram. Em todos esses casos, o valor literário ou histórico foi o que deu o critério para essas escolhas que – longe de serem completas – serão singelos afagos na cultura de nossa cidade.
A contar de hoje, assim, em cada quinzena, o leitor de Literatura-Vivência poderá conhecer, no Projeto “Livros que marcaram Niterói”, um pouco mais das nossas letras.
 
 
Viagem literária através do Estado do Rio






Em 2010, publicou-se um livro relativamente pequeno ainda não suficientemente divulgado, Viagem literária através do Estado do Rio, (Niterói: Nitpress, 2010, 190 p.), organizado pelo professor Luiz Antonio Barros, professor de língua portuguesa do Colégio Militar do Rio de Janeiro, autor didático, dicionarista meticuloso, estudioso sobretudo de questões etimológicas e semânticas. O livro traz um primoroso prefácio do escritor Roberto Kahlmeyer-Mertens e iluminadoras orelhas de Luiz Augusto Erthal.
O autor, com mais esta obra, confirma seus inegáveis dotes de um pesquisador que sabe como encontrar o melhor caminho de reunir seu material pesquisado, no caso, autores nascidos no Estado do Rio de Janeiro.Contudo, reunir não é o suficiente para este pesquisador, porque ele avança no que está realizando, i.e., compõe uma antologia de escritores, inserindo os de maior projeção e outros de menor projeção ou quase desconhecidos, como Max de Vasconcelos (1891-1919), Walter Siqueira, Menezes Wanderley, dos quais nem dados biobibliográficos sequer encontrou o antologista.
Outro escritor, entre outros citados pelo organizador seria o poeta satírico e ator profissional, José Inácio da Costa, pseudônimo de Capacho, que viveu no Rio de Janeiro durante o vice-reino pré-joanino, de quem pouco se sabe e nem mesmo onde e quando faleceu. Disso resulta uma antologia enxuta, agradável, que, na verdade, nada tem das velhas fórmulas de se organizar uma antologia, cuja metodologia consistia apenas em reunir autores, fornecer-lhes dados biobibliográficos e selecionar excertos que melhor atendessem à subjetividade do organizador ou dos organizadores. Naturalmente, esta subjetividade será traço comum a qualquer organizador de antologias.
Para alterar esse modelo já gasto, Luiz Antonio opta por uma forma diferente e mais amena de aliviar o leitor, já que a reunião de autores e textos diferentes torna-se por vezes cansativa, quando prolongada no seu tempo de leitura. Para suavizar essa monotonia, o organizador resolveu, de forma original, apresentar seus autores sinalizando os escritores por grupos geográficos específicos, com capítulos ou seções sugestivos e aliciantes, como, por exemplo, o primeiro capítulo intitulado “Por lagos e mar há algum tempo navegados”.
Pode-se dizer que a antologia abrange a totalidade das cidades do Estado do Rio de Janeiro. Se há omissões de autores, e, neste gênero de publicação sempre os há, creio que não foi por culpa do antologista.
Outra novidade introduzida por Luiz Antonio foi a oportuna e eficaz ideia de, até por associá-la ao próprio título da antologia, fornecer breves informações históricas, etimológicas, econômicas, paisagísticas e culturais sobre a cidade ou região que precedem cada escritor incluído, além de, em alguns casos, resumidas apreciações críticas a respeito de obras significativas dos autores, assim como dados biobibliográficos na medida do possível e do que o autor conseguiu colher das pesquisas por ele empreendidas.
Fica-se sabendo o quanto de valores literários permanecem olvidados pelo povo, mesmo por especialistas em literatura brasileira. Obviamente, a quantidade de autores menores é grande, mas se descobre afinal que, entre os esquecidos, há deles de real valor literário, que são dignos de estudos por parte dos estudiosos de literatura. Já por isso vale a pena conhecer esta antologia.
Quanto aos textos selecionados, vejo que o organizador teve bom gosto e foi criterioso, ele que é um experiente professor e um assíduo leitor de literatura brasileira. Nestes textos, o leitor atento, o professor de literatura, hão de encontrar material inestimável para a sala de aula. Eu, particularmente, me surpreendi com nomes de autores merecedores de estudos pela qualidades de suas obras e pelo quase anonimato em que se encontram no panorama da literatura brasileira, tanto do passado quanto da atualidade. A antologia de Luiz Antonio tem este mérito, o de suscitar o interesse por esse autores pouco ou quase nada conhecidos por especialista, Acredito que isso é uma realidade de âmbito nacional, de solução quase incontornável. A literatura é também feita de injustiças por parte de historiadores.
Seria conveniente ao organizador que mantivesse as partes da antologia uniformes, o que vinha acontecendo sem problema até à citação do escritor Wanderlino Teixeira Leite Netto (p.175). Até aí o organizador vinha inserindo textos correspondentes a cada autor, ficando de fora desta norma, infelizmente, os nove autores que finalizam a antologia.
O organizador às páginas 108-109, discorrendo sobre a cidade de Porciúncula e a origem do seu nome, desta vez não inclui, nenhum escritor. Apenas cita um comentário de dois autores sobre a expressão diminutiva “porciúncula”, que, para eles, não vem a ser o nome pelo qual foi designado aquele município. Para eles, Porciúncula foi assim chamada simplesmente por homenagem a Tomás de Porciúncula, o qual fora Presidente (ou Governador) do Estado do Rio de Janeiro. O texto “Armadilha da sardinha coqueiro”, ali selecionado, aliás, bem interessante pelo seu bom nível literário- humorístico apenas se incluiu, penso eu, pela relação geográfica com o município. Neste caso, o organizador foge ao plano geral da natureza do livro.
Na questão da inclusão de nomes na antologia de Luiz Antonio, que é um nó górdio de qualquer antologista, e que muitas vezes provoca polêmicas devido às suscetibilidades dos autores não incluídos, teria sido bom que o antologista tivesse incluído o nome da escritora, Roza de Oliveira, trovadora, poetisa, ensaísta, autora de literatura infantil,, admirável declamadora, e professora universitária aposentada,nascida em Santo Antônio de Pádua, Rio de Janeiro e residente há muitos anos em Curitiba. Roza continua atuante na atividade literária, mantendo-se em plena forma com suas oficinas de poesia em Curitiba e divulgando seus trabalhos de poetisa e de consagrada trovadora dentro e fora do Paraná. Não culpo o antologista por qualquer omissão involuntária, principalmente porque, o mais das vezes, durante a organização dos dados coletados, ele mesmo não teve notícia de uma autora fluminense que está fora do Rio há anos e nem pudera encontrá-la em obras predecessoras.
Creio que, com esta nova obra, Luiz Antonio, conforme o fizera com o seu útil Dicionário de ditados, provérbios, alusões, citações e paródias (Niterói: Nitpress, 2008, 317 p.) estará prestando mais uma grande contribuição aos estudos literários, ao mesmo tempo em que sua Viagem literária através do Estado do Rio vem tornar mais conhecidos dos leitores cariocas, fluminenses e brasileiros em geral, e nos diversos gêneros literários, alguns escritores de destaque mas menos conhecidos que, ao lado de Machado de Assis, Lima Barreto, Euclides da Cunha, Fagundes Varela, Casimiro de Abreu e tantos outros, nascidos no Estado do Rio de Janeiro, aí estão à espera de serem agora mais bem estudados, divulgados e pesquisados.
Luiz Antonio cuidou, quer pela capacidade de pesquisador, quer pelas atualizadas referências bibliográficas, antecedidas de siglas que, no corpo do livro, facilitam enormemente o leitor, quer, finalmente, pelo impecável índice onomástico, acrescido da página referente ao autor, de preencher esta lacuna e o fez com competência e dedicação, qualidades que sempre nele apreciei desde quando fui dele colega no Colégio Militar do Rio de Janeiro.


Acompanhe as últimas notícias da conferência Rio + 20 aqui (CLIQUE)


Divulgação Cultural
(Clique na imagem para ampliar)
 


sexta-feira, 22 de junho de 2012

III◦ Salão da Leitura de Niterói – Programação Oficial






Niterói sedia a partir de hoje (22/06) o III◦ Salão da Leitura de Niterói. O evento, que já é o terceiro em importância no estado, só fica atrás da Bienal do Livro e da Festa Literária de Paraty – FLIP. Com espaço reservado para grandes e pequenas editoras, instituições literárias e autores independentes, o evento ainda oferece uma atraente programação com nomes da cena cultural do Brasil e da Cidade de Niterói. Oportunidade para aquisição de cultura e de entretenimento inteligente é o que não faltará. Confira a programação geral do evento na postagem de hoje:  




PROGRAMAÇÃO GERAL



22 / 06 – SEXTA- FEIRA


TEATRO POPULAR DE NITERÓI
18h – Cerimônia de ABERTURA
19h – Luiz Melodia

23 / 06 – SÁBADO








SALA BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS
10h- “Brinquedos Criativos”- com Graça Porto
Público Infantil
11h – Contando e ouvindo histórias – Francisco Gregório e Benita Prieto /
Mediador - Júlio Diniz
Público Infantil
14h - Relançamento do livro “O amor segundo Luís Antônio Pimentel”,com
recital de poesias do autor e leitura dramatizada de trechos da peça “12 dias com Leviana” – Editora Nitpress
Público Adulto
16h Café literário – Antônio Torres e Lúcia Fidalgo / Mediadora –
Adriana Maciel
Público Adulto

SALA NOEL ROSA
10h – Oficina do livro “Alice e o Mistério da Casa Verde”- Editora
Muiraquitã
Público Infanto Juvenil
14h – Palestra -“Trajetória do Programa ENO”/ Lançamento – “Planting
seeds of Action – Plantando sementes de ação – Mica Vanhanen
Público Infanto Juvenil
15h- Lançamento – “Na terra de Araribóia”- Nestor Tangerine (das rodas
do Café Paris), com organização de Nélson Tangerine, seguido de recital
de poesias dos poetas “parisienses” – Editora Nitpress
Público Infanto Juvenil
18h – Apresentação do vídeo – “A Genealogia do Piano” – Lícia Lucas e
Marne Serrano – Editora Muiraquitã
Público Adulto

SALA MÁRIO LAGO
11h – Palestra – “Hanseníase: esta doença tem cura” – Artur Custódio
Público Adulto
14h- Oficina “Brinquedos Criativos”- com Graça Porto
Público Infantil
15h – Palestra e apresentação do livro-“ Folias de Reis em São Gonçalo:
Irmandade e Patrimônio” – Verônica Inaciola Costa Farias da Cruz /
Apresentação do Grupo Bandeira de Reis Nova Flor do Oriente – Maestro
Fumaça
Público Adulto

TEATRO POPULAR DE NITERÓI
14 h – Show Trupicada
Público Infantil

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO
18h – Show com Silvério Pontes


24 /06 – DOMINGO

SALA BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS
11h – Contando e ouvindo histórias – Júlio Emílio Braz e Ilan Brenman /
Mediadora – Adriana Maciel
Público Infantil
14h - Escultura com pedra (temporária)- Elcir Mondego (Arte)- Centro
Educacional de Niterói
Público Adolescente/Adulto
16h – Café Literário – Mariana Gross e Zeca Fonseca / Mediadora – Bia
Willcox
Público Adulto



SALA NOEL ROSA
10h – Café pingado – Wanderlino Teixeira Leite – Editora Muiraquitã
Público Adulto
14h – Palestra sobre a magia do romance policial e relançamento “ Ano da
noite” e “Federal – uma história de polícia”- Sandro Araújo
Público Adolescente /Adulto
15h- Roda de poesia com a participação de vários poetas niteroienses –
Editora Nitpress
Público Adulto
18h – Lançamento “O Colecionador de cabeças” – Irio Lima (in memorian)
– Editora Muiraquitã
Público Adulto

SALA MÁRIO LAGO
10h às 17h – Caricaturista – Daniel Souza da Silva (DAN)
17h – Palestra - “Conhecendo Niterói” – Cristina Pontes e Salvador da
Mata Instituto Histórico e Geográfico de Niterói
Público Adolescente/ Adulto

TEATRO POPULAR
14h – SHOW com ZÉ ZUCA
Público Infantil
16h - Grupo Beart - Sarau do Sambaranha
Público Infantil

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO
18h – Show TRIO


25 / 06 – SEGUNDA – FEIRA

SALA BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS
10h – Contando e ouvindo histórias - Bia Bedran e Celso Sisto /
Mediadora- Lúcia Fidalgo
Público Infantil
12h – Palestra – “Agroecologia” - André Campbell (Ciências Agrícolas) –
Centro Educacional de Niterói
Público Adolescente/Adulto
14h – Palestra – “Linguagem e trabalho com Leitura de Imagem” - Editora
Saraiva - Ana Cecília Machado Dias
Público Adulto
18h- Debate - “Entre a magia do cinema e a força do rock” - Luiz Gustavo
Bayão e o pesquisador de música Nélio Rodrigues e relançamento
Memórias de um rato de locadora( Luiz Gustavo Bayão) e Histórias
perdidas do rock brasileiro (Nélio Rodrigues)– Editora Nitpress
Público Adulto

SALA NOEL ROSA
11h- Lançamento –“ Menina-menina, princesa de Lama”- Rosane Vilella-
Editora Paulinas
Público Infantil
14h – Sessão de comunicações integradas das Unidades Municipais de
Educação Infantil de Niterói
“Quem conta um conto, aumenta um ponto” - UMEI Bezerra de Menezes;
Profs. Carolina Artte Rosa e Maria Inês de Azevedo Ventura
“Sexta-feira de poesia/ Quartas do teatro” – UMEI Lisaura Ruas; Profs.
Aparecida Maria de Fátima Coutinho e Lucia Cristina de Paula Pereira dos
Reis
“Espaço literário na Educação Infantil” – UMEI Bezerra de Menezes; Profs.
Vanessa Souza Oliva de Barcellos e Viviane Soares de Almeida
Público Adulto
17h – Lançamento - “Língua Portuguesa” – Maurício da Silva – Editora
Intertexto
Público Adulto
18h – Debate- “Gravidez na Adolescência” – Secretaria de
Educação/Secretaria de Saúde
Público Adolescente/Adulto
19h – Palestra e apresentação do livro- “De Olho em Você! – Na Sua
Imagem, no seu trabalho e na sua qualidade de vida– Carlos Alberto de
Almeida
Público Adulto

SALA MÁRIO LAGO
10h às 19h- Dia Municipal de Inclusão Digital – Fundação Municipal de
Educação de Niterói
(programas e sites relacionados à leitura, exposição de trabalhos, mesa
alfabeto, Linux educacional, trabalhos do prêmio @ educador)
Público Adolescente/Adulto

TEATRO POPULAR
14h – Performance literária com contação de histórias – Kiara Terra
Público Infantil
16h – De Conversa em conversa – Adriana Calcanhoto / Mediadores - Júlio
Diniz e Paulo da Costa e Silva
Público Adulto




18h – Palestra – “ A Literatura no Brasil” - Marco Lucchesi – Membro da
Academia Brasileira de Letras






PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO
18h – Show - Alfredo Del Penho


26 / 06 – TERÇA- FEIRA
SALA BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS
10h- Contando e ouvindo histórias – José Mauro Brant e Augusto Pessôa /
Mediadora – Lúcia Fidalgo
Público Infantil
14h – Mesa redonda - “Conversas de Educador”, com Antônio Puhl e Waldeck Carneiro, seguida de relançamentos –"Conversas de Educador" e "Palavras de crianças" – Editora Nitpress
Público Adulto
18h – Mesa redonda – “Projeto Nomes” – Tatuí, Grael, Gerson, Fernanda
Keller, Gugu - Secretaria Municipal de Esportes
Público Adolescente/Adulto

SALA NOEL ROSA
10h- “Design de livros” – palestra com o designer Cláudio Ventura
Público Infanto Juvenil
11h – Lançamento dos livros de Poesias –“ O Amor em Maria Bonita” e “A
Paz em Gentileza” – alunos da Rede Municipal de Educação de Niterói
Público Infanto Juvenil
14h – Lançamento –“ Aguardados” – Ayssa - Editora Paulinas
Público Infanto Juvenil
17h – Dia Internacional do Combate às Drogas – Deyse Chicre e Alexandre
Brito – FME/ Grupo Alívio
19h – Escola em Movimento – Centro Educacional de Niterói
Público Infanto Juvenil

SALA MÁRIO LAGO
10h às 12h – Medidas Antropométricas – Luiz Felipe e Carlos Gustavo
(coordenadores da FME)
Público Adolescentes/Adulto
15h- Palestra- “Política de incentivo à Leitura: dúvidas e inquietações” -
Sheila Gomes Soares
Público Adolescente/Adulto
17 h – Palestra – “Da Literatura para o Cinema” – Julio Alfradique
Público Adulto

TEATRO POPULAR
14h – Contação de Histórias - Grupo Confabulando
Público Infantil
16h – De conversa em conversa – Martinho da Vila e Sérgio Cabral /
Mediadores - Júlio Diniz e Paulo da Costa e Silva
Público Adolescente/Adulto
19h - Apresentação de Maria Bethânia – “Bethânia e as palavras”
Público Adolescente/ Adulto
PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO
18h – Show Rogério Souza e grupo

27/ 06 – QUARTA-FEIRA
SALA BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS
10h - Contando e ouvindo histórias– Maria Clara Cavalcanti e Ana Cretton/
Mediador – Miguel Jost
Público Infantil
14h – Lançamento – “Era uma vez”- Cacau Vilardo - Editora Paulinas
Público Infantil
16h – Café Literário – Ruy Castro e Heloisa Seixas/ Mediador- Frederico
Coelho
Público Adolescente/Adulto
18h - Debate –“Aspectos históricos do desenvolvimento urbano da cidade de Niterói e da ocupação dos sertões fluminenses” - Regina Célia da Silva Costa e Clélio Erthal / Relançamento- “Marechal Deodoro – a rua do Imperador” e “Cantagalo – da miragem do ouro ao esplendor do café” - Editora Nitpress
Público Adulto

SALA NOEL ROSA
10h – Lançamento do Livro – PROJETO REDAÇÃO 2011 Folha Dirigida
Público Adolescente/Adulto
11h – Mesa redonda – Experiências de Leitura com o Projeto “Voz /Vez do
Leitor” (3º e 4º ciclos – Regular e EJA - FME)
Público Adolescente/Adulto
12h – Roda de Leitura “A Poesia na Voz do Leitor” (3º e 4º ciclos –
Regular e EJA - FME)
Público Adolescente/Adulto
15h – “Relicário” - Monólogo com Eda Lúcia Damásio / Violão: Amarildo
Silva
Público Adulto
19h - Apresentação do Projeto “Eu no Mundo- O Rei do Baião” – Alunos da
Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de Niterói
Público Adolescente/Adulto
SALA MÁRIO LAGO
14h- Fórum- “A construção da identidade para o aprofundamento das
diversas leituras possíveis do mundo: uma ação interdisciplinar”- Ana
Paula Carvalho, Rogério Lafayette, Rafael Awata, Marcelo Vieira e Carlos
Gustavo de Gregório /Mediadora – Maria Cristina Campos
Público Adulto

TEATRO POPULAR
14h – Show - Glorinha e Renato
Público Infantil
16h - Peça Teatral –“ Contos de Fada”- Danielle Fritzen
Público Infantil
18h –Palestra - “A Sala de aula e as possibilidades de uma escola
contemporânea: a sala de aula como espaço privilegiado para todos” –
Palestra de Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva (ex-secretária Nacional
de Educação Básica do MEC)
Público Adulto

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO
18h – Show - Eles que digam

28/ 06 – QUINTA- FEIRA
SALA BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS
10h - Contando e ouvindo histórias - Jiddu Saldanha e Glauter Barros
Mediador – Miguel Jost
Público Infantil
14h – Sessão de comunicações integradas do Ensino Fundamental da Rede
Municipal de Ensino de Niterói
“Récita de poesias” por alunos da E. M. Djalma Coutinho de Oliveira;
“Leituras e leitores – Candido Portinari e Tarsila do Amaral numa
perspectiva interdisciplinar” - Profª. Jacqueline Marins da Silva
Chapeuzinho Marrom”, “Você troca 2 e “Poemas dedicados às mães” –
E. M. Dom José Pereira Alves - Profª. Gabriela Medela da Silva
“Conhecendo Maneco Chapéu de Funil” – E. M. Heloneida Studart - Profª.
Luciana Merola
“África: nossa origem” – E. M. Ayrton Senna - Profª. Neidemar Vitória
Espindola
Público Adulto
18h – Palestra –“Novos rumos do jornalismo”- Luiz Antonio
Mello/Relançamento “Manual de sobrevivência na selva do jornalismo” –
Editora Nitpress
Público Adulto
SALA NOEL ROSA
10h – Lançamento – “Matemática e Arte: Um Diálogo Possível” - Projeto
dinamizado pelas Coordenações de Arte e Matemática da Rede Municipal
de Ensino de Niterói
Público Adolescente/Adulto
12h – Sessão de comunicações integradas das Unidades de Educação
Infantil da Rede Municipal de Educação de Niterói
“Nosso livro é o bicho” – UMEI Renata Magaldi – Profs. Eliete Marcelino
Dias Andrade e Sabrina Santos Pelo
“Amigos brincam juntos” – UMEI Lisaura Ruas – Prof.ª Flaviana Fernandes
de Farias Guimarães Natal
“O GREI 5 faz arte: Um encontro entre arte, literatura e tecnologia” –
UMEI Iguatemi Coquinot – Prof.ª Gisele Mendes dos Santos
“Múltiplas linguagens” – UMEI Irio Molinari – Prof.ª Regina Vicentis
Público Adulto
15h – Conversa com o autor – Danielle Fritzen ( Luna, a Sonhadora, Luna e
a Cartola Mágica, Luna e uma História Encantada, Meu Herói da Paz)
Público Infantil
18h- Palestra –“A nova ortografia”- Dionilce Silva de Faria e relançamento
do "Vocabulário de palavras hifenizadas e pluralizadas” – Editora Nitpress
Público Adulto
SALA MÁRIO LAGO
14h –Mesa redonda - “Cultura visual e Tecnologia. Agonia do livro ou Transformação da Literatura? “ Profs. da Rede Municipal de Niterói: Cristiane Gonçalves, Daniele Santana, Diego Vargas e Marcela Medina Público Adulto
19h – Sessão de comunicações integradas (Ensino Fundamental / EJA)
“Memórias inventadas, memórias reencontradas” – E. M. Alberto Francisco Torres – Jacqueline Mary Monteiro Pereira “Projeto Tarsila: Cores e formas, palavras e histórias...” – E. M. Helena Antipoff – Ynajara Ventura e Priscila Nascimento Cortina de sonhos” – Progressão Parcial – Luciene Morais Bressand
Público Adulto
TEATRO POPULAR
14h – Show “HISTÓRIAS PRA BOI DORMIR” - Laura Telles e Viviane Neto
Público Infantil
16h – Café literário – Roberto DaMatta e Affonso Romano de Sant’Anna / Mediador – Miguel Jost
Público Adulto
18h- Coral do Centro Educacional de Niterói – Maestro Luiz Carlos Franco
Peçanha
Público Adolescente/Adulto
19h – Apresentação teatral – “Projeto Rio Antigo” - Centro Educacional de Niterói Público Adolescente/Adulto






PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO
18h – Show - Mauro Costa Junior


29 / 06 – SEXTA-FEIRA


SALA BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS
10h – Contando e ouvindo histórias – Margarida Botelho e Andrea Taubman / mediador – Adriana Maciel Público Infantil
12h – Sessão de comunicações integradas das Unidades Municipais de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Niterói “Magia de Ler no cotidiano da Educação Infantil”- UMEI Irio Molinari – Rozelania Fernanda Rodrigues
“Feira literária na UMEI Iguatemi Coquinot” – Angelina Beatriz
“Livro amigo” – UMEI Olga Benário Prestes – Isis da Penha
Público Adulto
15h – Palestra Roberto Cecchetti “Haicai, a influência de Luís Antônio
Pimentel entre outros escritores Niteroienses”- Academia Niteroiense de
Letras
Público Adulto
18h - Projeto “Um brinde à poesia” e com leitura dramatizada do poema / Relançamentos: “Carmim”- Lucília Dowslley e “Ângela e Antônio”- Maria Helena Latini - Editora Nitpress
Público Adulto


SALA NOEL ROSA
10h- Palestra e Lançamento da Revista FOCUS EDUCACIONAL –“A
Importância de Compartilhar Boas Práticas Educacionais” – Cláudia SPITZ
Público Adulto
14h- Palestra e Lançamento –“Trajetória de uma Escritora –“Eva”
Margarida Botelho - Editora Paulinas
Público Infantil
16h - Oficina de contação e criação de histórias: pelo prazer de aprender
Gianine Maria de Souza Pierro, Glaucia Campos Guimarães, Helena Amaral
da Fontoura, Maria Cristina Ribas e Tania Marta C Nhary - Editora
Intertexto
Público Adolescente /Adulto
18h – Palestra e relançamento – “A cura através da sua mente” - Marcos
Calmon
Público Adulto
SALA MÁRIO LAGO
10h às 17h – Exame oftalmológico- Instituto Brasileiro de Assistência e
Pesquisa (IBAP)

TEATRO POPULAR
14h – Show “A Árvore que Contava Sonhos” – Ilana Pogrebinschi Szpilman
Público Infantil
16h – De conversa em conversa – Moraes Moreira e Stella Caymmi/
Mediadores – Júlio Diniz e Miguel Jost
Público Adulto
19h – Café Concerto- “Uma Notícia está chegando lá do Interior” – Dília
Gouveia, Eda Lúcia Damásio e Amarildo Silva
Público Adulto

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO
18h – Show - Dudu Oliveira e Grupo
30/06 – SÁBADO
SALA BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS
10h – Calçadão da Cultura – Mesa redonda com Membros das Academias
de Niterói
Público Adulto
11h- Roda de poesias de Luís Antônio Pimentel - Equipe da Fundação Municipal de Ensino de Niterói Participação do Caricaturista “DAN” Público Adolescente/Adulto
13h – Mesa redonda: “O legado da cultura fluminense”, com pré-lançamento do livro Presença da cultura fluminense, de Horácio Pacheco, com organização de Roberto Kahlmeyer-Mertens, e relançamento do livro Viagem literária através do Estado do Rio, de Luiz Antonio Barros. Participações de Waldenir Bragança, presidente da Academia Fluminense de Letras, e Márcia Pessanha, presidente da Academia Niteroiense de Letras.
Editora Nitpress
Público Adulto
14h –Palestra - “História: debate sobre os 50 anos da Cadeia da Legalidade e as origens do Golpe de 64”- Osvaldo Maneschy, Eduardo Costa e Aloysio
Castelo de Carvalho/ Relançamento –“ 50 anos desta noite, Leonel Brizola – a Legalidade e outros pensamentos conclusivos” e “A Rede da Democracia: O Globo e O Jornal do Brasil na queda do Governo Goulart” - Editora Nitpress Público Adulto
16h – Coral da Arquidiocese de Niterói
Público Adolescente/Adulto
17h- Lançamento- “A história de um cambucazinho” (temática ecológica),
com contação de história pela autora, Fabiana Corrêa - Editora Nitpress
Público Infanto Juvenil

SALA NOEL ROSA
14h – “A existenciologia como a fundamentação para uma estética holística, segundo A. Barcellos Sobral” - Roberto Kahlmeyer-Mertens - Academia Niteroiense de Letras
Público Adulto
18h – Amantes da Música – Maestro Wagner Leão
Público Adolescente/Adulto

SALA MÁRIO LAGO
11h- Palestra – “Hanseníase: esta doença tem cura”- Artur Custódio
Público Adulto
15h – Palestra- “Literatura Infantil e Identidade Cultural”- Márcia
Pessanha – Academia Niteroiense de Letras
Público Adulto



Acompanhe as últimas notícias da conferência Rio + 20 aqui (CLIQUE)








Divulgação Cultural
(Clique na imagem para ampliar)