quinta-feira, 25 de outubro de 2012

"A história em Giambattista Vico", palestra de Marco Lucchesi na ABL


A Academia Brasileira de Letras fechou seu novo ciclo de conferências, denominado “Visões da História”, sob coordenação do Acadêmico, professor e historiador José Murilo de Carvalho.
José Murilo de Carvalho explicou o objetivo e a proposta do novo ciclo: “Visões da História” são manifestações da autoconsciência da humanidade. Fenômeno típico da Idade Moderna, o pensamento sobre a trajetória ou as trajetórias da humanidade constitui um esforço de dar sentido à nossa existência coletiva. Ele mesmo histórico, esse esforço é constantemente renovado. Mesmo mutante, ele se torna cada vez mais importante à medida que a própria História nos parece cada vez menos transparente. O ciclo de conferências sobre “Visões da História”, organizado pela ABL, retomou alguns dos autores clássicos sobre o tema, Maquiavel, Vico, Ortega y Gasset, e examiná-los à luz de um momento de desorientação em que se chegou a propor a ideia do fim da História”, afirmou.
 
O ciclo encerrou-se no dia 23 de outubro com a conferência “A História em Giambattista Vico”, do Acadêmico e professor Marco Lucchesi.

 

Palestrante Marco Lucchesi e o busto de Giambattista Vico.
 
 
O artista plástio Israel Pedrosa, a professora Kátia Brettas e a escritora Luzia de Maria, representantes da intelligentsia niteroiense.
 
 
 
 
José Murilo de Carvalho, mediador da mesa, faz a apresentação do acadêmico Marco Lucchesi,
antes da apresentação. 
 
Luchesi começou a apresentar Vico em seu tempo, suas teses sobre a história, seu confronto com as ideias de Descartes e os controvertidos usos da etimologia feitos pelo filósofo napolitano. 
 
O palestrante fez um elogio da erudição. Ela seria "luz que embeleza o espírito, não apenas um ímpeto colecionista". 
 
Tratando de Croce, Ortega y Gasset e de Collingwood (E o que dizer de Burckhardt, Lucchesi?), o palestrante traçou a "descendência" de Vico. 
 
A interpretação da "nova scientia" de Vico, efetuada por Lucchesi, vai bem mais além daquilo que vemos em Vico et l'historie, de Paolo Cristofolini. 
 
Vista de parte da audiência: acadêmicos Sergio Paulo Rouanet e Domício Proença Filho 
 
 Ao fim, em comentário, José Murilo de Carvalho considerou que, para os filósofos, é muito mais fácil zapear pela história universal do que para os historiadores. O mediador elogiou a desenvoltura de Lucchesi ao tratar do tema.
 
Acadêmicos e amigos mais íntimos congratularam Marco Lucchesi após sua palestra. 
 
 
Marco Lucchesi recebe o afeto do artista Israel Pedrosa
 
Kahlmeyer-Mertens e Lucchesi: amizade, Freundschaft, amicizia, amitié, friendship, дружба, φιλία, amicitia...
 
Lucchesi com Pedro Karp Vasquez e Luiz Roberto, da Editora Rocco. 
 
Luiz Roberto, Pedro Vasquez, Marco Lucchesi e Marcia Pereira. 
 
Luzia de Maria, o acadêmico Marco Lucchesi e a Marcia Pereira. 
 
O prof. Kahlmeyer-Mertens com a acadêmica Cleonice Berardinelli, afinidades eletivas de Maximiano de Carvalho e Silva
 
 
Fim de festa na Casa de Machado de Assis